domingo, 22 de março de 2015

19 VERDADES UNIVERSAIS QUE VOCÊ APRENDE COMO COMISSÁRIO DE BORDO

BY KARA MULDER

JANUARY 1, 2015



Photo: /dcmaster


1. É impossível agradar a todos.

Uma pessoa vai estar muito quente, a outra vai estar muito fria. A temperatura da cabine, e as preferências de comidas são variáveis, não constantes. Nem todos em um grupo vão estar de bom humor, então, faça o seu melhor e deixe o negativismo passar.

2. A distância pode não ser nada… ou tudo.

Comissários de bordo fazem amizades por todo o mundo. A distância, às vezes, não faz diferença em termos de amor. Outras vezes, ela, rapidamente, deteriora uma conexão pessoal. Eu posso viajar para longe em uma fantasia que ofereça a oportunidade de criar relações inesperadas, mas, ainda assim, a habilidade de estar em vários lugares em um espaço curto de tempo diminuiu a força de manter essas relações com o passar do tempo.

3. A energia é contagiosa – boa ou ruim.

A energia está no seu espírito. Vejo isso nos passageiros, em estranhos e em meus colegas. Quando a mulher da poltrona 12E grita com seu filho de oito anos dizendo que o odeia por ele ter derramado o vinho tinto dela, aquela presença envenena o espaço lotado. Ser uma comissária de bordo me fez ser muito mais atenta ao modo como a energia é espalhada. Em meu serviço, e na vida, eu não quero espalhar emoções tóxicas.

4. Às vezes, você deixa as coisas caírem.

A cozinha de um avião é um pesadelo para uma pessoa desajeitada, e, como comissária de bordo, não há uma viagem em que eu não deixe cair copos de plástico, guardanapos, sacos de gelo, bandejas de refeição, latas de bebida, colheres de plástico, etc. Simplesmente pegue, limpe, e comece de novo.

5. Uma boa noite de sono muda tudo.
Nunca em minha vida me senti tão confusa e incapaz de fazer as coisas quanto na vez em que voei da Califórnia para a Flórida, e então segui para Londres. Fiquei de pé por, aproximadamente, 33 horas ou mais. Eu fui fria com os passageiros, impaciente com meus colegas de trabalho, e a enxaqueca que martelava não desapareceu até que acordei para um novo dia em uma grande cama confortável. Cuide de você e durma. Isso muda a sua vida.

6. O sorriso é uma forma universal de comunicação.

Em Portugal, eu não fui compreendida, e não consegui entender a pessoa que estava tentando me passar as informações, mas, pelo menos, o sorriso foi um conforto familiar. Como comissária de bordo, a oportunidade de, constantemente, estar em países estrangeiros, rodeada por diferentes culturas e línguas que eu não entendo, me fez, felizmente, compreender que um sorriso tem o mesmo significado em qualquer parte do mundo.

7. Ser gentil não tem preço.

Tem uma comissária de bordo amiga minha que estava passando por experiências difíceis em sua vida. Eu nem estava sabendo o que estava acontecendo com ela, mas, descobri mais tarde que o meu envolvimento — fosse um sorriso gentil, ou um simples telefonema para bater papo — fez diferença em sua escolha de continuar viva. Embaixo das máscaras que colocamos, não sabemos das batalhas secretas que os outros podem estar travando. Você pode nunca saber o que um momento de gentileza realmente fez por aquela pessoa.

8. O inesperado pode ser aquela fagulha em sua vida.

Houve um tempo, antes de eu ser comissária de bordo, quando era difícil de eu me livrar de planos regimentados. Através do meu novo estilo de vida no céu, aprendi como pode ser maravilhoso se livrar de preocupações, expectativas, e da necessidade de controlar tudo. Aventuras espontâneas adicionam colorido e interesse a vida. Abrace essas ideias.

9. Ficar 13 kg mais pesado não é grande coisa.

Houve um tempo em que eu tive uma inegável necessidade de ser magra. Como comissária de bordo, entretanto, fui apresentada a um mundo bem maior de pessoas, ideais e experiências. Eu queria fazer parte daquilo, e me sentir viva. Através das viagens, eu ganhei peso, e isso me fez mais forte, pois me senti, finalmente, satisfeita com quem eu era, e como eu estava vivendo.

10. Seja agradecido.

Acordar em cidades estrangeiras e encontrar pessoas com histórias interessantes me faz, constantemente, pensar em como cheguei a esse maravilhoso estágio da minha vida. Agradeço, constantemente, por ser aquela que está vivendo isso.

11. Bons amigos são insubstituíveis.

Eu tenho três grandes amigos — todos comissários de bordo, todos vivendo em diferentes fusos horários. Não importa onde a gente esteja no mundo, sabemos que podemos contar um com os outros. Boas amizades são necessárias para manter a sanidade e a força.

12. Muitos desconfortos são temporários.

Atrasos são típicos. Longos voos alcançam seus destinos eventualmente. “Passageiros indigestos” têm que sair de sua vida em algum ponto. Os tempos de desconforto não duram para sempre.

13. Todos têm uma história.

Eu nunca imaginaria que o homem assentado na fileira da saída em um de meus voos foi considerado o primeiro astronauta comercial no espaço se eu não tivesse me interessado o tempo suficiente por ele para ouvir o que tinha a dizer. Uma história ouvida uma única vez pode mudar a sua vida, ou, pelo menos, o seu dia.

14. Sempre trave o pino da maçaneta.

Eu acordei uma noite com estranhos entrando em meu quarto de hotel. Em seguida, eles argumentaram que aquele quarto em que eu estava dormindo era deles. Desde então, eu aprendi como deixar essas situações assustadoras do lado de fora do meu quarto de hotel travando sempre o pino da maçaneta.

15. Assuma riscos.

Uma de minhas memórias favoritas é a da vez em que andei pela Islândia na garupa de uma moto. Foi durante uma chuva, com uma pessoa que havia acabado de conhecer. Tínhamos um amigo em comum, mas não o conhecia. Talvez, essa não tivesse sido a decisão mais certa, mas decidi correr esse risco calculado, e sempre me sinto recompensada por isso. Nem todos os riscos vão terminar bem, mas, imaginar o que poderia ter acontecido não é o modo de viver a vida.

16. Mas, também, seja esperto.

As tripulações de voos sempre perguntam sobre confraternizações internacionais. Alguns fazem isso, outro não. Toda escolha que você faz tem uma consequência. Suas escolhas sempre acompanharão você. Então, não seja precipitado desnecessariamente. E, também, cuidado com o tanto que vai beber.

17. Sempre haverá coisas que estão fora do seu controle.

Eu não faço o meu horário. Nunca. Eu não tenho controle sobre isso sendo uma comissária de bordo, e eu lamento a minha parcela de culpa, mas vivo com ela, e aproveito ao máximo. É a vida. Então, aprenda a deixar para lá, e saboreie esses momentos quando puder exercer a sua liberdade de escolha.

18. Às vezes, nada faz sentido.

Não sei por que eu me tornei uma comissária de bordo em vez de lutar pelo meu trabalho dos sonhos em marketing. Não entendo o que aconteceu com aquela surfista loira que, lentamente, perdeu o interesse em mim quando eu era ainda cativante. Os por quês podem nunca ser respondidos. Confuso, pode ser o estado do dia. Você, simplesmente, tem que aceitar algumas situações inexplicáveis, pois, a racionalização não, necessariamente, faz as coisas serem melhores.

19. A vida acontece em momentos que são necessários.

Eu comecei a voar, e então a viajar, e então a escrever. Não sei por quê. Aconteceu. Acontece em muitos momentos do tipo “o que devo fazer da minha vida?” Mais cedo, ou mais tarde, sei que encontro as respostas. Não tem importância, sempre acontece na hora certa.


Tradução - Luiz Fernando Sousa Spósito

Reportagem em inglês:
http://matadornetwork.com/life/19-universal-truths-learn-flight-attendant/

Nenhum comentário:

Postar um comentário