sábado, 21 de março de 2015

Salário Mínimo no Canadá - parte 2

Salário mínimo aumenta em Ontário, B.C., abaixo do ‘salário ativo’ de cidades maiores: ativistas.

Por Laura Beaulne-Stuebing | Canada Politics – Qui, 19 Mar, 2015


Na quinta-feira, o governo liberal de Ontário anunciou um aumento do salário mínimo para $11.25 a hora

Um aumento no salário mínimo de Ontário, anunciado pela província na manhã de quinta-feira, pode parecer uma boa notícia para a população que luta para pagar as suas contas e fazer as coisas acontecerem.

Ativistas antipobreza, entretanto, dizem que o aumento de 25 centavos não será o suficiente para aliviar as preocupações financeiras e deixará a população de Ontário afetada pela pobreza ainda na sujeira.

O ministro do trabalho de Ontário anunciou que o salário mínimo na província passará de $11 a hora para $11.25 a hora a partir de outubro deste ano. O aumento segue o anúncio do ano passado da província de aumentar o salário mínimo de $10.25 para os atuais $11, e a promessa de aumentos anuais de acordo com a inflação.

Ontário, em breve, terá o segundo maior salário mínimo do país, depois dos Territórios do Noroeste, mas, essa mudança não vai fazer com que as pessoas — trabalhando tempo integral e ganhando salário mínimo — saiam da pobreza.

“Infelizmente, ainda vai exigir muito esforço dos milhares de trabalhadores que ganham menos de um salário mínimo,” disse Tom Cooper, diretor da Hamilton Roundtable for Poverty Reduction.

“Enquanto o aumento é … comemorado, não está, realmente, melhorando a situação, em nossa comunidade, para cerca de 30.000 pessoas que vão trabalhar todos os dias e não são capazes de sair, ou tirar suas famílias da pobreza.”

Cooper disse que, em Hamilton, e em outras comunidades da província, há um movimento crescente para o que está sendo chamado de salário ativo.

Salários ativos variam de região para região e são calculados para dois adultos que trabalham em tempo integral, com duas crianças, fatorado em custos de necessidades básicas, incluindo: alimentação, moradia e transporte. Não leva em conta ter um imóvel próprio ou economias, tais como economia para a educação dos filhos.

Cooper disse que o salário ativo em Hamilton é de $14.95 por hora, e que o número de empregadores locais — pequenos empresários, do setor privado, alguns do setor de “sem fins lucrativos”, igrejas e outros grupos de base religiosa — assinaram como empregadores de salário ativo.

Na última semana, a Columbia Britânica anunciou que a província irá aumentar o salário mínimo em 20 centavos, de $10.25 para $10.45 a hora. Mas, tal como em Ontário, esse aumento não é visto como suficiente.

Susan Low, do Conselho de Planejamento Social da comunidade de Victoria, disse ao Yahoo Canada News que o salário ativo naquela cidade é de $18 a hora. Em Vancouver, é de $20 a hora.

“Uma das preocupações é a de que o salário mínimo não está, em nenhum lugar, perto do salário ativo. Assim, se você está trabalhando em horário integral por um salário mínimo, você está abaixo da linha de pobreza,” disse Low.

“É insuficiente,” ela disse. “Quando alguém trabalha, especialmente se trabalha em tempo integral, ele não deveria estar vivendo na pobreza.”

Cooper reconhece que as negociações sobre o salário ativo será de longo prazo em Ontário, mas observou que 150 cidades dos Estados Unidos, e inúmeras delas no reino Unido também, começaram a pagar um salário ativo aos trabalhadores municipais.

“Estamos encorajando o Governo a pensar um pouco mais alto, ajustar um padrão diferente,” disse Cooper. “Em vez de ajustes com o salário mínimo, vamos tirar todos os trabalhadores da pobreza.”

Para Cooper, e outros ativistas, um salário ativo é uma situação de vencer ou vencer. Ele deveria, disse, dar aos trabalhadores a chance de sair da pobreza; cortar gastos para os empregados com a redução de mudanças, gastos com treinamento e ausência permanente; e permitir que as pessoas fossem consumidores regulares, e participantes regulares em suas economias locais.


Tradução - Luiz Fernando Sousa Spósito

Link da reportagem em inglês https://ca.news.yahoo.com/blogs/canada-politics/raising-minimum-wage-doesnt-move-people-out-of-205924962.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário