terça-feira, 24 de março de 2015




Cofundador da Apple, Steve Wozniak, sobre o relógio Apple, carros elétricos e a superação da humanidade.
O cofundador da Apple não vai comprar o relógio topo de linha da Apple, é obstinado em carros elétricos, mas teme o poder desenfreado da computação.

Steve Wozniak, cofundador da Apple, diz que a empresa deve começar a fabricar carros, que ele vai comprar o relógio mais barato da linha Apple, e acredita que computadores com capacidades superiores podem se tornar perigosos para a humanidade. Nic Walker













O cofundador da Apple, Steve Wozniak, disse que gostaria que a Apple arrebatasse a Tesla para o negócio de carros, que planeja comprar o relógio mais barato da Apple quando começarem a ser vendidos, e que ele, recentemente, conformou-se com o fato de que os computadores vão, um dia, tornarem-se os mestres da humanidade.


Conversando com The Australian Financial Review de sua casa nos Estados Unidos, o mais novo residente permanente australiano disse que, embora o carro elétrico modelo Tesla S P85D ter sido uma das mais belas peças da tecnologia que já possuiu, ele tem esperança de que os rumores recentes de que a Apple estaria entrando para o jogo automotivo sejam verdadeiros.


Wozniak, que ainda é um funcionário honorário da Apple, disse que para uma empresa desse porte crescer dramaticamente, seria necessário entrar em um novo segmento de mercado com potencial para vendas em massa, e que o ramo de carros vem a calhar.

"Eu não sei se a Apple está planejando isso, ou se eles estão apenas trabalhando nos aplicativos de direção para o painel do seu carro. Mas, parece que eles estão contratando muita gente que pode, realmente, construir um carro," disse o Sr. Wozniak.


A edição do relógio da Apple terá o preço inicial de $14.000. AP


"Há várias excelentes fábricas no momento que estão brincando com carros elétricos, e outras tantas brincando com carros autodirigíveis. Esse é o futuro, e ele pode ser vasto … há tantas aberturas aqui. É o território perfeito para uma empresa como a Apple."


Relatórios recentes sugerem que a Apple planeja começar a produzir carros em 2020, e tem, agressivamente, procurado contratar experts em construção de bateria. O fundador da Tesla, Elon Musk, também alegou que a Apple vem oferecendo 250.000 dólares de bonificação a seus funcionários para assinarem com eles, e um aumento de 60% no salário.

O Sr. Wozniak, por sua vez, disse que ele tem, sutilmente, observado o recente lançamento do primeiro relógio de pulso da Apple, e que tem esperado para julgar se vale a pena ter um permanentemente no pulso. Disse que, anteriormente, experimentou outros relógios, como o Samsung Galaxy Gear, mas os descartou depois que a novidade passou.


O APLICATIVO CHAVE PARA O SUCESSO DO RELÓGIO


Ele disse que o fator crucial seria se surgisse um aplicativo que fosse imensamente vantajoso para usar o relógio o tempo todo. Ele disse que o Apple Pay em seu iPhone se mostrou bastante útil quando encontrou lugares para usá-lo, e imagina que ele seria ainda melhor em um relógio.

Entretanto, quando o relógio estiver disponível, em 24 de abril, o Sr. Wozniak disse que vai comprar a versão sport básica em vez de um dos modelos mais caros.

"Se você comprar os mais caros, aqueles cheios de joias, então, você não está comprando um smartwatch que tem um monte de aplicativos … Tal como um Rolex, você está comprando pelo prestígio, pela grife, pelo símbolo de quem você é," disse o Sr. Wozniak.

"O fato é que: a diferença entre o relógio de 10.000 dólares, e o outro de 17.000 dólares é apenas a sua pulseira, e, para um engenheiro como eu, eu não vivo nesse mundo, esse não é o meu mundo."

O Sr. Wozniak disse que não critica as pessoas que querem comprar a edição do relógio da Apple, que vai ter preços iniciais de 14.000 dólares na Austrália. Disse que parece ser um belo relógio, vale a soma de suas partes mais caras.

"Eu apenas não vou comprá-lo por causa de suas joias. Não até que eu saiba que ele será algo para ficar em minha volta e em mim o tempo todo, para ser usado todos os dias continuamente, como parte permanente da minha vida," ele disse. "Então, talvez eu possa considerar comprar a versão mais bonita, cheia de joias."

É a indisfarçável excitação do Sr. Wozniak's pelo desenvolvimento de novas tecnologias que o tornou uma figura popular entre os seus entusiastas através das décadas desde que deixou a Apple. Ele trará as suas ideias a respeito do futuro para o World Business Forum em Sidney, que terá início no dia 27 de abril.

Entretanto, ele disse ter começado a sentir um senso contraditório de agouro em relação ao crescimento sofisticado da inteligência artificial, apesar de ainda apoiar a ideia de continuar tentando expandir as fronteiras da tecnologia para saber o que ela é capaz de fazer.

HUMANOS SUPERADOS

"Os computadores irão superar os humanos, não há dúvida," disse o Sr. Wozniak.

Ele disse que, por muito tempo, rejeitou as ideias de escritores como Raymond Kurzweil, que alertava para o fato de o rápido crescimento das tecnologias significaria que a inteligência das máquinas iria ultrapassar a compreensão, ou a capacidade dos humanos dentro dos próximos 30 anos. Entretanto, o Sr. Wozniak disse que começa a reconhecer que essa previsão pode ser verdadeira, e que, a computação que copiar perfeitamente, ou alcançar a consciência humana poderia se tornar uma perigosa realidade.

"Tal como Stephen Hawking, e Elon Musk profetizaram, eu concordo que o future é assustador e muito ruim para as pessoas. Se construirmos essas máquinas para tomar conta de tudo para nós, eventualmente, elas vão começar a pensar mais rápido que a gente e se livrar dos humanos lentos, para tomar conta das empresas com mais eficiência," disse o Sr. Wozniak.

"Seremos deuses? Seremos os bichos de estimação das famílias? Ou seremos as formigas a serem pisadas? Não sei … Mas, quando começo a pensar que, no future, posso ser tratado como um animal de estimação por uma dessas máquinas espertas … bem, vou começar a tratar meu cachorro de estimação muito bem."

O Sr. Wozniak disse que a consequência negativa poderia ser evitada pelo final apropriado da lei de Moore, o padrão por meio do qual a velocidade de processamento do computador dobra a cada dois anos.

O aumento das velocidades aconteceu por causa do encolhimento em tamanho dos transistores, o que significa que mais deles podem ser incluídos em um circuito. Mas, foi sugerido que a lei de Moore não pode continuar depois de 2020, pois nessa época, o tamanho de um transistor de silicone terá o tamanho em um simples átomo.

Então, a menos que os cientistas comecem a controlar as coisas em nível subatômico, desenvolvendo os chamados computadores quantum, a humanidade será protegida de melhorias perpétuas no poder dos computadores.

"Por todo o tempo que eles vêm trabalhando em computadores quantum, não têm nada de interessante para nos mostrar, algo que seja realmente útil para as coisas que precisamos … as pesquisas podem fazer previsões, mas, não tem sido capazes de passar dos 3 qubits ainda," disse o Sr. Wozniak.

Considerando que um computador moderno processa dados em binário – 1 e 0 – o computador quantum roda em qubits, que pode ser um 1 e um 0 ao mesmo tempo, e pode processar cálculos incrivelmente complexos em um tempo bem menor se comparado com os computadores existentes.

"Eu espero que aconteça, e que prossigamos, pois isso é o que é a exploração científica," disse o Sr. Wozniak. "Mas, no final, nós podemos ter acabado de criar a espécie que estará acima de nós." 

Tradução - Luiz Fernando Sousa Spósito

Reportagem em inglês:

Nenhum comentário:

Postar um comentário